Concafé é lançado por prefeitos e cafeicultores de MG

06-12-2018

Prefeitos e cafeicultores do Sul e Sudoeste do Estado lançaram na quinta-feira, 24/09, o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café (Concafé), entidade que terá como uma de suas atribuições fazer o relacionamento entre suas bases com os órgãos do governo e o setor privado. 

O lançamento foi realizado na Semana Internacional do Café (SIC-2015), que está acontecendo na Expominas e termina no sábado.O Concafé foi idealizado pelo deputado Emidinho Madeira (PTdoB), que é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindustrial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Para o deputado, é muito importante que haja união entre as associações de municípios, sindicatos de produtores, órgãos governamentais e todos os setores envolvidos na cafeicultura para atender as demandas de interesse do setor cafeeiro da região: “não temos dúvida da importância de todas as instituições envolvidas, mas para que as reivindicações sejam aplicadas na prática, temos que somar forças junto ao Concafé, que será o órgão representativo dos cafeicultores.

O Concafé já é uma realidade, pois mais de 60 municípios já fizeram adesão”, ressaltou o parlamentar.Emidinho afirma, ainda, que o Concafé foi instituído legalmente desde o dia 30 de abril de 2015 e representa um avanço em termos de representatividade do setor. “Pela primeira vez os municípios, por meio de seus chefes do poder executivo, que são os prefeitos, estarão envolvidos diretamente com o setor cafeeiro. 

É nos municípios que as coisas acontecem, portanto nada mais justo e correto que os prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas se posicionem, de modo consorciado, em favor da cafeicultura”, salienta.O parlamentar ressalta que as regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, em conjunto, compreendem a maior região produtora de café do mundo. “A cultura do café está enraizada na história desses povos, na vida dos cafeicultores e no dia a dia das cidades mineiras. Por esta razão, tornou-se fundamental a união desses municípios com um objetivo comum”, frisa.A missão central do Concafé é planejar, fomentar e implementar, de forma cooperada e coordenada, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do produto e da cultura cafeeira.


Fonte - www.minasmelhor.com.br

Autor - Ilson Lima com Ascom do deputado

compartilhar